Pular para o conteúdo principal
Boa tarde a todos! Espero que este texto faça-os meditar acerca da sensatez que devemos desenvolver ao longo da vida. Abraço fraterno. 

"O Crivo das Três Peneiras

Sócrates
Augustus procurou Sócrates e disse-lhe:
- Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de… 
Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- Espere um pouco, Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras
- Peneiras? Que peneiras?
- Sim. A primeira, Augustus, é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro? 
- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!
- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? 
- Não, Sócrates! Absolutamente, não!
- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira.
Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?
- Não, Sócrates… Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.
E Sócrates, sorrindo, concluiu:
- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque:
Pessoas sábias falam sobre idéias;
Pessoas comuns falam sobre coisas;
Pessoas medíocres falam sobre pessoas".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A vida merece um pouco de poesia

Quando falamos em poesia, logo nos vem a mente a ideia do texto constituído por versos. Entretanto, isto apresenta o nome técnico de poema. E aí a dúvida: o que é e onde encontramos poesia? No texto em prosa? E a resposta é simples. Poesia é a beleza da vida e a encontramos no poema, na prosa, no dia-a-dia onde quer que estejamos. Façamos de nossas vidas um constante encontro com a poesia, pois acredito que merecemos sempre o melhor a medida que cumprimos nossos deveres. O dever cumprido nos dá uma alegre sensação e aí recebemos em nossos corações a visita poética. Quero finalizar este contato com um poema da autora curitibana Alice Ruiz intitulado Penso e passo : Quando  penso que uma palavra pode mudar tudo não fico mudo MUDO quando penso que um passo descobre um mundo não paro PASSO e assim que  passo e mudo um novo mundo nasce na palavra que penso.

Abrázame (Luis Miguel)

Meus caros colegas de vida! Como mais uma vez puderam notar, estou ausente de postagens neste blog. Apesar da ausência, os pensamentos e os sentimentos não param de fluir a fim de postar algo de que me chame atenção. Por isso, gostaria de deixar este clipe, bem como a letra da música para que possam sensibilizar-se tanto como a mim aconteceu. Que sua alma se engrandeça o mais que puder!!! Sé mi amor Hazme un refugio en ti Llena el vacío en mí Me haces falta desde el día en que te ví Conjúrate con mi pasión Átame fuerte a tu corazón No me dejes nunca Aunque me hunda (coro) Abrázame Demuéstrame que eres real Que por bien o mal, jamás te perderé Oh oh abrázame Afírmame que esta vez Por fin llegó el amor Llegué a creer Que mi destino fue vivir así En soledad Solo amando sin amar, sin saber Que al mirar tus ojos de mar Ya nunca más yo sería igual Te propongo la eternidad Ámame siempre (coro) Abrázame Demuéstrame que eres real Que por bien o ma...