Pular para o conteúdo principal
Boa tarde a todos! Espero que este texto faça-os meditar acerca da sensatez que devemos desenvolver ao longo da vida. Abraço fraterno. 

"O Crivo das Três Peneiras

Sócrates
Augustus procurou Sócrates e disse-lhe:
- Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de… 
Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- Espere um pouco, Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras
- Peneiras? Que peneiras?
- Sim. A primeira, Augustus, é a da verdade. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro? 
- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!
- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a bondade. O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito? 
- Não, Sócrates! Absolutamente, não!
- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira.
Vamos agora para a terceira peneira: a necessidade. Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?
- Não, Sócrates… Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.
E Sócrates, sorrindo, concluiu:
- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz! Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque:
Pessoas sábias falam sobre idéias;
Pessoas comuns falam sobre coisas;
Pessoas medíocres falam sobre pessoas".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

"Eu fui vítima do meu próprio otimismo"

Deixando a emoção falar um pouco, fiz este breve acróstico (forma textual onde a primeira letra de cada frase ou verso formam uma palavra ou frase) após escutar as sábias palavras de uma colega querida. Esta é para ti, Talita: O prazer em viver na T otalidade permeia necessariamente nas I rresistíveis insistências de M uitas almas que I nsatisfazem-se na simploriedade de tudo. S im, o que queremos é VIDA que nos M ovimente em direção à transformação, à graça, à genuína felicidade e O melhor caminho a seguir chama-se AMOR.

"Maldito a pessoa que confia no ser humano que na carne busca sua força e afasta do Senhor teu coração" (Jeremias 17;5)

A utilização da citação bíblica não implica em fazer uma abordagem religiosa daquilo que desejo dizer. Creio apenas que tais palavras são convenientes no contexto. Gostaria de desabafar que sinto vergonha de ser ser humano , pois somos de uma fraqueza absurdamente grande e nos achamos a maior maravilha do mundo. Sou funcionário público do estado do Maranhão (cujo poder pertence a família do Dono do Mar (anhão)) e gostaria de estar protestando junto com os companheiros de lida, mas estes em nada ajudam. A princípio, uma maioria decide voltar a greve. Alguns dias depois, estes mesmos colegas já estão de volta ao trabalho. São uns covardes que se escondem a espera de um bode expiatório. No artigo 9º da CF (Constituição Federal) diz que é assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender . Além disso, há a súmula 316 do STF (Supremo Tribunal Federal) que diz que a simples ade...

A vida merece um pouco de poesia

Quando falamos em poesia, logo nos vem a mente a ideia do texto constituído por versos. Entretanto, isto apresenta o nome técnico de poema. E aí a dúvida: o que é e onde encontramos poesia? No texto em prosa? E a resposta é simples. Poesia é a beleza da vida e a encontramos no poema, na prosa, no dia-a-dia onde quer que estejamos. Façamos de nossas vidas um constante encontro com a poesia, pois acredito que merecemos sempre o melhor a medida que cumprimos nossos deveres. O dever cumprido nos dá uma alegre sensação e aí recebemos em nossos corações a visita poética. Quero finalizar este contato com um poema da autora curitibana Alice Ruiz intitulado Penso e passo : Quando  penso que uma palavra pode mudar tudo não fico mudo MUDO quando penso que um passo descobre um mundo não paro PASSO e assim que  passo e mudo um novo mundo nasce na palavra que penso.