Pular para o conteúdo principal

"Maldito a pessoa que confia no ser humano que na carne busca sua força e afasta do Senhor teu coração" (Jeremias 17;5)

A utilização da citação bíblica não implica em fazer uma abordagem religiosa daquilo que desejo dizer. Creio apenas que tais palavras são convenientes no contexto.

Gostaria de desabafar que sinto vergonha de ser ser humano, pois somos de uma fraqueza absurdamente grande e nos achamos a maior maravilha do mundo.

Sou funcionário público do estado do Maranhão (cujo poder pertence a família do Dono do Mar(anhão)) e gostaria de estar protestando junto com os companheiros de lida, mas estes em nada ajudam. A princípio, uma maioria decide voltar a greve. Alguns dias depois, estes mesmos colegas já estão de volta ao trabalho. São uns covardes que se escondem a espera de um bode expiatório. No artigo 9º da CF (Constituição Federal) diz que é assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender. Além disso, há a súmula 316 do STF (Supremo Tribunal Federal) que diz que a simples adesão à greve não constitui falta grave.

Temos que entender definitivamente que, se estamos em greve é porque algo não está bem. E quando algo não está como deveria, temos o instinto natural de justiça. E se o problema encontra-se na área educacional, o instinto é de justiça e de sobrevivência, pois não estamos mais preparando pessoas para estar e ser no mundo, mas apenas pessoas para serem subservientes das outras que têm prestígio econômico, social, político, cultural...

A noção de conjunto dentro do sistema capitalista não funciona e por isso tantas injustiças campeiam neste vasto mundo. Tenhamos um pouco mais de coragem e de consciência das coisas em nossa volta, pois se nós não pensarmos por nós mesmos, outros o farão.

Assistam o clipe desta canção e reflitam. Obrigado.




Comentários

  1. PODEMOS SENTIR VERGONHA DE QUE SOMOS SERES HUMANOS, MAS Ñ VAI MUDAR O FATO DE QUE CADA UM DE NÓS TEM A SUA FUNÇÃO. Ñ ESTAMOS NESTE MUNDO SOMENTE PARA VERMOS AS MARAVILHAS DA VIDA E DEPOIS MORRER, ESTAMOS AQUI PARA MOSTRAR QUE FOMOS ÚTIL PARA O MUNDO. ASSIM COMO MUITAS DESPRESSÃO O TRABALHO DE LIXEIRO MUITAS Ñ PARAM PARA PENSAR QUE SE Ñ FOSSE ELE A RUA ESTARIA SUJA. SE NASCEMOS COMO SER HUMANO É PORQUE TEMOS A FUNÇÃO DE CUIDA DESTE PLANETA. ''Ñ SOU FORMADO EM NEM UMA UNIVERSIDADE MAS TENHO QUE TER UMA OPINIÃO FORMADA''

    ResponderExcluir
  2. É BASTANTE PERTINENTE SUA CRITICA SOBRE A POSTURA DO SER HUMANO Q DIANTE DOS PROBLEMAS E DASAFIOS SE ACOVARDAM, NA VERDADE, ISSO SE DEVE AO FATO PRINCIPALMENTE DO CHAMADO "INDIVIDUALISMO" QUE NORTEIA AS RELAÇÕES SOCIAIS, ONDE VIGORA CADA VEZ MAIS A BANDEIRA DO "PENSAR EM SI E SOMENTE EM SI" EM DETRIMENTO DO OUTRO, DO COLETIVO, DO PLURAL. ENFIM, VIVEMOS ATUALMENTE UM CATACLISMA SOCIAL EMBORA Ñ PODEMOS PERDER A ESPERANÇA Q DIAS MELHORES AINDA PODERAM VIR.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Boa tarde a todos! Espero que este texto faça-os meditar acerca da sensatez que devemos desenvolver ao longo da vida. Abraço fraterno.  " O Crivo das Três Peneiras Sócrates Augustus procurou Sócrates e disse-lhe: - Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém! Você não imagina o que me contaram a respeito de…  Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou: - Espere um pouco, Augustus. O que vai me contar já passou pelo  crivo das três peneiras ?  - Peneiras? Que peneiras? - Sim. A primeira, Augustus, é a da  verdade . Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?  - Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram! - Então suas palavras já vazaram a primeira peneira. Vamos então para a segunda peneira: a  bondade . O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?  - Não, Sócrates! Absolutamente, não! - Então sua...

A vida merece um pouco de poesia

Quando falamos em poesia, logo nos vem a mente a ideia do texto constituído por versos. Entretanto, isto apresenta o nome técnico de poema. E aí a dúvida: o que é e onde encontramos poesia? No texto em prosa? E a resposta é simples. Poesia é a beleza da vida e a encontramos no poema, na prosa, no dia-a-dia onde quer que estejamos. Façamos de nossas vidas um constante encontro com a poesia, pois acredito que merecemos sempre o melhor a medida que cumprimos nossos deveres. O dever cumprido nos dá uma alegre sensação e aí recebemos em nossos corações a visita poética. Quero finalizar este contato com um poema da autora curitibana Alice Ruiz intitulado Penso e passo : Quando  penso que uma palavra pode mudar tudo não fico mudo MUDO quando penso que um passo descobre um mundo não paro PASSO e assim que  passo e mudo um novo mundo nasce na palavra que penso.

Saudade e ingratidão

A partida Osman Lins Hoje, revendo minhas atitudes quando vim embora, reconheço que mudei bastante. Verifico também que estava aflito e que havia um fundo de mágoa ou desespero em minha impaciência. Eu queria deixar minha casa, minha avó e seus cuidados. Estava farto de chegar a horas certas, de ouvir reclamações; de ser vigiado, contemplado, querido. Sim, também a afeição de minha avó incomodava-me. Era quase palpável, quase como um objeto, uma túnica, um paletó justo que eu não pudesse despir. Ela vivia a comprar-me remédios, a censurar minha falta de modos, a olhar-me, a repetir conselhos que eu já sabia de cor. Era boa demais, intoleravelmente boa e amorosa e justa. Na véspera da viagem, enquanto eu a ajudava a arrumar as coisas na maleta, pensava que no dia seguinte estaria livre e imaginava o amplo mundo no qual iria desafogar-me: passeios, domingos sem missa, trabalho em vez de livros, mulheres nas praias, caras novas. Como tudo era fascinante! Que viesse logo. Que as hor...